Voltar

Governo baixa preço da água de Alqueva

Governo baixa preço da água de Alqueva


O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou, em Beja, na reunião da CAR Alqueva - Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva, o abaixamento do preço da água, com variação de -20 e -33%, para os beneficiários diretos e para os perímetros confinantes. Capoulas Santos veio a Beja "cumprir a promessa que fez aos agricultores", em julho de 2016.

A reunião decorreu ontem de manhã, nas instalações da EDIA, e contou com a presença dos representantes dos agricultores e das associações de regantes. No final deste encontro, Capoulas Santos enunciou os objetivos que o Governo pretende atingir com esta medida.

Assim, para beneficiários diretos, ou seja os que dependem da infraestrutura principal do Alqueva, o preço em alta pressão será de aproximadamente 0,06 cêntimos por metro cúbico, uma redução de 20% em relação ao preço anterior. No caso da baixa pressão, o preço por metro cúbico passa a ser de 0,03 cêntimos, menos 33% do que estava fixado.

Nos perímetros de rega confinantes, o novo preço é 0,03 cêntimos por metro cúbico, o que significa uma redução de 33%. Nestes casos, os agricultores beneficiam ainda, de um desconto nos primeiros três anos, após o primeiro fornecimento de água à respetiva área regada. No primeiro ano, o desconto é de 60%, no segundo de 40% e no terceiro de 20%.

A execução do PDR2020 também esteve em cima da mesa nesta reunião e o ministro deixou boas notícias quanto à execução, especialmente no que se refere às medidas de investimento na agricultura.

O Alqueva ainda deverá vir a beneficiar num futuro próximo de um projeto de ampliação no âmbito de um financiamento do Banco Europeu de Investimento, ao abrigo do plano Juncker, para melhorar o Plano Nacional de Regadio e sobre esta matéria, Capoulas Santos avançou que a candidatura portuguesa foi aceite e que espera boas notícias, dentro de quatro a cinco meses.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.