ARQUIVO


Azeites do Alentejo foram os mais destacados no Concurso Internacional


A entrega dos prémios para os melhores azeites concorrentes ao III Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja foi feita este sábado, pelas 13h00, no Pavilhão “Vinhos e Azeites”. Com 73 amostras entregues a concurso, os azeites do Alentejo destacaram-se entre os premiados.

A entrega dos prémios para os melhores azeites concorrentes ao III Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja foi feita este sábado, pelas 13h00, no Pavilhão “Vinhos e Azeites”.

Com 73 amostras concorrentes, maioritariamente oriundas de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Grécia, Chile, Argélia e Argentina, o balanço, por parte dos organizadores foi bastante positivo.

Mariana Matos, representante da Casa do Azeite que, em conjunto com a ACOS – Agricultores do Sul organizou o III Concurso de Azeites Ovibeja diz que os azeites alentejanos foram os mais destacados.

A representante da Casa do Azeite faz um balanço muito positivo deste concurso que aumentou o número de amostras entregues e o número de jurados.

Do mesmo modo o presidente do júri, o professor José Gouveia faz um balanço muito positivo do concurso.

O especialista nacional em azeites disse que, apesar da maior atenção e destaque dado ao azeite, ainda há um longo caminho a percorrer na senda da diferenciação do sumo de azeitona e explica que as pessoas têm de se habituar a escolher os azeites pelo cheiro e pelo sabor e a terem vários azeites em casa conforme as suas características e as diferentes utilizações.

A entrega dos prémios seguiu-se a um colóquio realizado durante a manhã sobre “Produção, Qualidade, Usos e Inovação no Mercado do Azeite”.

27/04/2013 - 00:00