ARQUIVO


As propostas da Ovibeja para esta sexta-feira...


Colóquios com assuntos da actualidade, designadamente a Nova Política Agrícola Comum e Alqueva, provas com cavalos, o lançamento de um livro de receitas de porco são algumas das iniciativas oferecidas pela Ovibeja ao longo do dia de hoje. Quanto à música, Buraka Som Sistema é a banda que actua esta noite, à qual se segue a DJ Miss Blondie.

O dia de hoje começa, na Ovibeja, com a apresentação de um colóquio da responsabilidade da ACOS – Agricultores do Sul. “A Política Agrícola Comum 2013-2020 – Ponto de Situação e Perspectivas” é o tema lançado para cima da mesa, às 10h00, com moderação do deputado socialista e ex-ministro da Agricultura, António Serrano. Os oradores são Capoulas Santos – euro-deputado e relator do Parlamento Europeu para os principais capítulos da Política Agrícola Comum – que apresenta a sua intervenção gravada por impossibilidade de estar presente; João Pacheco, representante da Comissão Europeia e Eduardo Dinis, Director do Gabinete de Planeamento e Políticas. O colóquio realiza-se no Auditório do NERBE. O colóquio conta com a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

A manhã é preenchida com outro colóquio. Com início às 11h00, da responsabilidade da EMAS – Empresa de Água e Saneamento de Beja versa sobre “Gestão da Água em meio urbano no Quadro Regional/Caminhos para o futuro”. Com dois painéis, a discussão deste tema prolonga-se para o período da tarde.

Ainda às 11h00 disputa-se, no picadeiro, a 2ª Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho, em Prova de Velocidade.

Depois de almoço, a partir das duas e meia, os cavalos continuam como vedetas, desta vez no Concurso Nacional de Saltos de Obstáculos.

A ACOS – Agricultores do Sul apresenta, a partir das três da tarde, mais um assunto para discussão: “Alqueva e os Desafios do Regadio para o Século XXI” é o tema da ordem do dia, através do qual a ACOS pretende ver esclarecidas as dúvidas em redor da gestão da água para rega. A decorrer no Auditório do NERBE, à partir das 15h00, o colóquio tem como oradores o presidente da EDIA, João Basto; os representantes das associações de regantes do Roxo e de Odivelas, António Parreira e Manuel Reis e ainda o Director-Geral da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. O colóquio é moderado pelo presidente da FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, José Núncio.

Neste debate marca presença o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.

“O Porco com sua Licença” é o título do livro de receitas que vai ser lançado às seis e meia. De autoria de Maria Antónia Goes, o livro começa por apresentar uma perpectiva histórica do porco. Depois apresenta uma série de variadas receitas à base de porco, que vão desde a orelha de coentrada, burras, bolos de torresmos, doces feitos com toucinho, pudim confeccionado com presunto gordo, carne de porco frita com migas de miolos, entre muitos outros petiscos.

Quanto à música, Buraka Som Sistema é a banda que anima o palco da Ovibeja na noite desta sexta-feira.

Miss Blondie é a DJ em acção a seguir aos Buraka em que ainda há, por volta da meia noite, uma garraiada. A noite segue animada madrugada dentro.

26/04/2013 - 00:00