ARQUIVO


25 de Abril: Comemorações da Revolução dos Cravos prosseguem hoje…


Hoje, dia 25 de Abril, as comemorações da Revolução de 1974 prosseguem por todos os concelhos do distrito de Beja.

Em Beja, as exibições desportivas decorrem ao longo da manhã, no Jardim Público e o Grupo Motard da cidade realiza o “Desfile Motard da Liberdade”, entre o Jardim Público e a Praça da República.

A Igreja da Misericórdia recebe, a partir das 12.00 horas, uma sessão solene, com intervenção musical do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, a entrega do prémio 25 de Abril e um apontamento musical com a Banda Filarmónica Capricho Bejense.

Em Aljustrel realiza-se a sessão solene da Assembleia Municipal evocativa do 39º aniversário da Revolução de Abril, no edifício dos Paços do Concelho, seguida de uma homenagem aos combatentes falecidos na Guerra Colonial e da inauguração do monumento ao ex-combatente, junto às Piscinas Municipais. É inaugurada, igualmente, uma exposição de fotografia de ex-combatentes no átrio do edifício da Câmara Municipal.

Em Ervidel, também no concelho de Aljustrel, o Executivo da Junta de Freguesia convida a participar, às 14.00 horas, na cerimónia do descerramento da placa toponímica da Rua Álvaro Cunhal, por altura das comemorações do centenário do seu nascimento.

Almodôvar realiza jogos tradicionais e uma sessão comemorativa da Revolução de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Em Alvito há arruada com a Banda dos Bombeiros, almoço convívio e actuação de grupos corais.

Castro Verde faz logo cedo, o tradicional hastear da bandeira, na Praça do Município, seguido da actuação da Banda Filarmónica 1º de Janeiro, dos Bombeiros Voluntários da vila castrense.

Em Cuba há cicloturismo, convívio na Barragem de Albergaria dos Fusos e almoço para idosos e reformados.

Ferreira do Alentejo assinala a data com a realização de um jogo de futsal protagonizado pelos mais pequenos, do sexo masculino.

Em Moura faz-se o hastear da bandeira e a cerimónia oficial, na Praça Sacadura Cabral, com participação das autoridades locais e largada de pombos. Às 11.00 horas, actua o Grupo Musical “Margem de Alqueva”.

Odemira promove uma sessão solene da Assembleia Municipal, no auditório da Biblioteca Municipal, onde será atribuída a medalha de honra municipal a António Camilo, ex-presidente daquele Município, assim como diversas medalhas de mérito. Durante a tarde realiza-se um festival de folclore, no Cerro do Peguinho, e à noite, no Largo Brito Pais, homenageiam-se os cantores de Abril, com o espectáculo “Tributo de Ary a Zeca”, pelo grupo Ensemble Project.

Em Serpa realiza-se um torneio da malha e um almoço convívio.

Terminamos em Vidigueira onde há cicloturismo, caminhada e TT/Mototurismo.

Ana Elias de Freitas

25/04/2013 - 07:00