ARQUIVO


25 de Abril de 1974: Comemorações dos 39 anos da Revolução dos Cravos…


A música marca as comemorações do “25 de Abril de 1974”, nesta quarta-feira, dia 24, nos vários concelhos do distrito de Beja.

Neste roteiro dedicado às comemorações da Revolução dos Cravos, o primeiro destino que deixamos como proposta é Beja.

Esta tarde, às 14.30 horas, decorrem “Conversas sobre o 25 de Abril”, nos agrupamentos escolares de Beja.

À noite, a Casa da Cultura recebe, às 21.30 horas, um espectáculo de dança pelos alunos do Agrupamento nº 3 – Santiago Maior, um espectáculo multimédia, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Beja, um momento de fado, com Carlos Filipe e Ana Tareco, e música de intervenção, com a banda Moda Faca.

Em Aljustrel, a data é assinalada na Praça da Resistência, à noite, com os artistas FF, Vanessa Silva & CC a actuarem em palco em conjunto com a Banda Filarmónica da Sociedade Musical de Instrução e Recreio daquela vila alentejana.

Almodôvar recebe, às 22.00 horas, um concerto musical alusivo ao 25 de Abril, na Praça da República, e o fogo-de-artifício é no Jardim, com espectáculo piromusical.

Em Alvito comemora-se o “25 de Abril de 1974”, nesta noite de 24, com Cantos D’Outrora.

Barrancos não tem a sua programação de Abril disponível, no sítio do Município.

Castro Verde propõe para esta noite, concertos com “Os Ganhões” e os Gaiteiros de Lisboa, arruada e fogo-de-artifício. Está patente ao público também a exposição “Fotos de Abril”, de Eduardo Gageiro.

Em Cuba, a noite começa, às 20.30 horas, no Largo da Bica, com “Palavras Libertadas”, prossegue com actuações de grupos corais, da Banda Filarmónica e o grupo “Vozes de Cá”.

Ferreira do Alentejo assinala esta data com realização de diversas iniciativas, onde a música marca presença, nas freguesias do concelho.

Em Moura actuam esta noite, às 22.00 horas, na Tenda da Feira do Livro, os “Outra Margem”.

Odemira propõe, para o Largo Brito Pais, o artista da música dance reggae e soul Richie Campbell, à meia-noite é hasteada a bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, e segue-se o habitual espectáculo piromusical, na zona Ribeirinha. A festa prossegue depois noite fora, com os Xutos & Pontapés.

Em Ourique a noite é preenchida com o espectáculo Cantar em Liberdade, às 21.30 horas, no Cine Teatro Sousa Telles.

Serpa faz entrega de cravos às 22.00 horas, a seguir actuam a Filarmónica, o Grupo Coral os “Ceifeiros de Serpa” e Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo. Os morteiros são lançados à meia-noite, seguidos de arruada com a Banda Filarmónica e à meia-noite mais 15 minutos há fogo-de-artifício, na Praça da República.

Terminamos em Vidigueira que realiza esta noite, diversas actividades, com destaque para as presenças de agrupamentos musicais, nas freguesias do concelho.

Ana Elias de Freitas

24/04/2013 - 07:00