ARQUIVO


Voz da Planície: Revista Ovibeja 2013 dedicada ao tema “Água uso eficiente”…


A Voz da Planície volta a editar este ano, como habitualmente, por ocasião da Ovibeja, uma revista. A edição 2013 é dedicada ao tema: “Água uso eficiente”.

O tema escolhido para esta publicação, que é distribuída gratuitamente ao longo dos cinco dias de feira, surgiu porque este ano se assinala a cooperação pela água, porque este é o tema principal da 30ª Ovibeja, e porque a Voz da Planície, através daquela temática procurou sentir o veio da água, na região.

Ao longo de mais de 20 páginas, totalmente a cores, encontramos o contributo de várias personalidades, dos mais diversificados sectores e quadrantes da nossa sociedade, que se disponibilizaram a reflectir sobre a temática da revista da Voz da Planície: “Água uso eficiente”, matéria que também está em destaque, na edição deste ano da Ovibeja.

Nas primeiras páginas da revista encontra uma entrevista alargada com Castro e Brito, presidente da Direcção da ACOS – Agricultores do Sul, entidade responsável pela organização da Ovibeja, onde fala sobre a edição deste ano, comemorativa dos seus 30 anos de existência e todos os destaques que a ela dizem respeito.

Dos contributos recebidos destacamos o de Assunção Cristas, ministra da Agricultura, que escreveu um artigo sobre o tema: “Alqueva pode vir a ser o novo paradigma da agricultura moderna em Portugal”.

A Fenareg também colaborou com a edição deste ano e José Núncio, director da Federação Nacional de Regantes de Portugal, deixou o seu contributo sobre o tema: “Desde a década de 60 até aos dias de hoje, houve um decréscimo bastante acentuado… reduzindo quase para metade o consumo unitário de água”.

José Saramago de Brito, da Associação de Regantes do Ardila e Enxoé, Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, e José Maria Pós-de-Mina, presidente da Câmara de Moura, escreveram sobre “A água na margem esquerda do Guadiana”.

Luís Vasconcellos e Souza, presidente da ANPROMIS – Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, também escreveu um artigo para a nossa revista deste ano, sobre “A passagem progressiva dos sistemas de rega por gravidade para sistemas de aspersão móvel tem permitido um uso mais eficiente da água”.

João Madeira, assessor da ACOS, explicou, no seu artigo, como “A geração de riqueza – comum a sequeiro e regadio – é condição essencial para o desempenho de funções sociais”.

A edição da revista deste ano, que está disponível no stand da Voz da Planície, contribui assim, para a reflexão de matérias fundamentais para o desenvolvimento da região, durante a Ovibeja, um certame que recebe, anualmente, inúmeros visitantes nacionais e da vizinha Espanha.

Para além da sua presença habitual, no Pavilhão Institucional da Ovibeja, a Voz da Planície tem também, um estúdio, na entrada principal da feira.

24/04/2013 - 07:00