ARQUIVO


Água, azeite e vinho em destaque na Ovibeja...


Água, azeite e vinho são os líquidos preciosos em destaque na 30ª edição da Ovibeja que abre as portas ao público já amanhã. Provas, tertúlias e experiências dirigidas a todas as idades são algumas das iniciativas propostas. As entradas são livres, na quarta-feira, até às 17h00. No dia da abertura, a Ovibeja recebe ainda a visita de embaixadores de todo o mundo.

Água, azeite e vinho são os líquidos preciosos em destaque na 30ª edição da Ovibeja que abre as portas ao público já amanhã.

Ao assinalar o Ano Internacional de Cooperação pela Água, a Ovibeja tem uma exposição interactiva com o título “H2 Oje – pelo uso eficiente pela água” onde são dados a conhecer várias curiosidades, informações úteis e dados a ter em conta no que diz respeito ao uso e partilha da água. Integradas na exposição são feitas várias experiências com a participação de pais e filhos, avós ou netos, conduzidas pelo Centro de Ciência Viva do Lousal e pela Empresa de Água e Saneamento de Beja. “Ciência da Água – Mina de Ciência” é o mote para actividades lúdicas e educativas dirigidas a todos os visitantes, conforme nos descreve Mafalda Abrunhosa, coordenadora do Centro de Ciência Viva do Lousal:

Também o Pavilhão “Vinhos e Azeites” vai estar em destaque com provas, tertúlias, curiosidades e experiências para todas as idades.

“Ciência do Vinho e do Azeite” é um espaço para aprender a brincar. Da responsabilidade do Centro de Ciência Viva de Aveiro, os workshops dirigidos a miúdos e graúdos usam vinho, azeite e lanolina para fazer gomas e cremes de mãos. Em que consistem estas sessões é o que nos explica Ana Peso, monitora do Centro de Ciência Viva de Aveiro:

Inaugurada pela Ministra da Agricultura, a Ovibeja decorre entre esta quarta-feira e domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Beja. O primeiro dia, que conta, à noite, com as actuações dos bejenses Virgem Suta e António Zambujo, tem entradas livres até às 17h00. Com abertura excepcional das portas às 09h30, o primeiro dia da feira conta com seis horas de emissão em directo da RTP. Entre as 10 e as 18 horas, a RTP vai transmitir em directo da Ovibeja a rubrica “Beja em Festa”. E entre as 18 e as 19h00 vão para o ar apontamentos de informação para o “Portugal em Directo”.

E, por alturas da Grande Feira do Sul, todos os caminhos vêm dar a Beja.

É o caso da comitiva de embaixadores de todo o mundo que se reúnem na Ovibeja, a partir das 11h00, no dia de abertura do evento.

Os embaixadores que vão marcar presença na feira vêm de Espanha, Japão, Itália, Angola, Bélgica, Tunísia, Estados Unidos da América, Roménia, Holanda, Bulgária. A comitiva, que junta cerca de 30 participantes, inclui também conselheiros agrícolas, adidos políticos, económicos, comerciais e ainda agricultores.

23/04/2013 - 07:00