ARQUIVO


39º aniversário da Revolução de Abril: Com programa fechado, em Beja…


A Assembleia Municipal de Beja já fechou o programa das comemorações do 39º aniversário da Revolução de Abril, com realizações programadas para os dias 23, 24 e 25 deste mês.

As comemorações começam na próxima terça-feira, dia 23, com uma palestra/colóquio, momento musical e inauguração da exposição “Vida e Obra de José Afonso”, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

Bernardo Loff, presidente da Assembleia Municipal de Beja, apresentou o programa à Voz da Planície e referiu que o mesmo é mais limitado do que o do ano transacto, por coincidir com a Ovibeja.

Bernardo Loff considera que existem pessoas suficientes para participarem nos dois eventos, convida a assistir ao programa agendado para Beja, lembra que a Revolução de Abril é um marco da nossa história e que marcar presença é fundamental, ainda mais numa altura como a que estamos a viver em que muitos dos direitos adquiridos em 1974 estão a ser colocados em causa.

No dia 24, às 14.30 horas, realizam-se “Conversas sobre o 25 de Abril”, nos Agrupamentos Escolares de Beja. Nessa noite, a Casa da Cultura recebe, às 21.30 horas, um espectáculo de dança pelos alunos do Agrupamento nº 3, de Santiago Maior; um espectáculo multimédia da responsabilidade do IPBeja; um momento de fado com Carlos Filipe e Ana Tareco, acompanhados por Rogério Mestre, Carlos Franco e Fábio Catarino e música de intervenção com a Banda Moda Faca.

Para o dia 25 de Abril estão agendadas exibições desportivas, ao longo da manhã, no Jardim Público, o Grupo Motard de Beja vai realizar o “Desfile Motard da Liberdade”, entre o Jardim Público e a Praça da República. O Grupo oferece o almoço a todos os participantes.

Quinta-feira, dia 25, realiza-se, igualmente, um dos pontos altos das comemorações, que consiste na realização de uma cerimónia oficial, às 12.00 horas, na Igreja da Misericórdia, na Praça da República, com intervenções políticas, música da responsabilidade do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, a entrega do prémio 25 de Abril e um apontamento musical com a Banda Capricho Bejense.

Ana Elias de Freitas

18/04/2013 - 07:00