ARQUIVO


Cabeça Gorda celebra 112 anos como Freguesia e os 39 anos de Abril...


Cabeça Gorda está a comemorar Abril com um cartaz recheado de iniciativas culturais, desportivas e recreativas que se desenrolam ao longo deste mês. "Viver Abril 2013" contempla ainda as comemorações dos 112 anos da freguesia.

Ao chegar à Cabeça Gorda sugiro-lhe que entre no Centro de Convívio para apreciar a exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal.

Nos 15 painéis que integram a exposição “Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro” é valorizado o legado de Cunhal em dimensões tão distintas como a política, a literatura ou as artes plásticas. Uma homenagem merecida a quem teve um papel fundamental na revolução de Abril e na luta dos trabalhadores portugueses, como nos diz Álvaro Nobre, presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda.

O programa Viver Abril na Cabeça Gorda sugere para o próximo sábado um passeio BTT “Pelos 112 Anos da Freguesia”, com um percurso de 45 km.

Para Domingo, 14 de Abril, chama-nos à atenção a Missa de Acção de Graças, às 11h30 e a IV Mostra de Artesanato, seguida da cerimónia de reconhecimento do mérito ao Grupo de Teatro Jodicus. Às 19 horas de Domingo será lançado o selo comemorativo dos 35 anos desta formação artística, um projecto com interesse cultural na freguesia e na região.

O programa prossegue no sábado, 20 de Abril, com a realização de um torneio quadrangular de futsal. Terça-feira, 23 de Abril as crianças da freguesia participam no dia do atletismo.

Na véspera da revolução, dia 24 de Abril, o grupo de teatro Fórum de Moura apresenta aos mais novos “Os Barrigas e os Magriços. Uma peça de teatro baseada no conto homónimo de Álvaro Cunhal, onde é relatada a luta travada pelos magriços por uma vida liberta de opressão dos barrigas, pela partilha justa dos meios de produção. Um momento importante para passar os valores de Abril a quem ainda não era nascido há 39 anos.

A fechar o programa, no dia 25 de Abril, às 9h30, pode participar na caminhada pela liberdade ou no torneio da malha “Solteiros Versus Casados”. Depois de uma manhã desportiva nada melhor do que um almoço convívio para juntar à mesma mesa todos aqueles que gostam de viver ou visitar a Cabeça Gorda.

10/04/2013 - 00:00