ARQUIVO


PCP: Três dezenas de acções no distrito de Beja comemoram centenário de Cunhal…


Notícia actualizada:Hoje houve conferência de imprensa no PCP, em Beja, para apresentação das iniciativas que vão decorrer, nesta região, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. Este encontro com os jornalistas surgiu no dia em que o PCP completa 92 anos.

No distrito de Beja estão programadas três centenas de acções, com particular incidência neste mês de Março, que vão contar com a participação de vários dirigentes nacionais e a primeira realiza-se no dia 7 de Abril, em Ervidel.

A capital de distrito recebe dia 15 de Junho, um espectáculo, por iniciativa da Casa do Alentejo, da Associação Povo Alentejano e da Cooperativa Cultural Alentejana, sob o lema: “Alentejo – Reforma Agrária, Terra, Arte, Luta, Futuro”, assim como circulação da peça de teatro destinada à infância, “Os Barrigas e os Magriços”, de Álvaro Cunhal, pelo Teatro Fórum de Moura, em parceria com o Teatro Extremo, de Almada.

Estão agendadas também para este fim-de-semana, dias 9 e 10, iniciativas que vão incidir nos concelhos de Almodôvar, Alvito, ferreira do Alentejo, Mértola, Moura e Serpa. Mais tarde decorrerão também em Barrancos e Vidigueira.

As várias iniciativas a realizar no distrito vão ser feitas de forma integrada e do conjunto agendado destaca-se uma exposição alusiva à vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal, um debate em torno dos filmes “Cinco Dias, Cinco Noites” e “Até Amanhã Camarada”, assim como venda de materiais, que promovem a sua obra literária.

Ana Elias de Freitas/Inês Patola


06/03/2013 - 07:00