ARQUIVO


Beja: Caravana automóvel em defesa das freguesias


Uma caravana automóvel vai, hoje, percorrer grande parte das freguesias rurais do concelho de Beja. Uma acção de protesto contra a lei de reorganização administrativa das freguesias.

S.Brissos, Trigaches, Mombeja, Santa Vitória, Mina da Juliana, Albernoa, Trindade, Salvada e Quintos este é o percurso de uma caravana automóvel em defesa das freguesias marcada para hoje, entre as 10.00 e as 17.30 horas.

Esta iniciativa, que vai extinguir mais de mil freguesias, de vários pontos do País, surge contra a lei de reorganização administrativa das freguesias aprovada pela maioria parlamentar no final do ano passado e promulgada já esta semana pelo Presidente da República.

Sandra Margarida, presidente da Junta de Freguesia de Albernoa e uma das dinamizadoras da caravana, afirma que este não é um “assunto arrumado” e o facto da lei já ter sido promulgada dá ainda mais motivos para protestar.

Ainda segundo Sandra Margarida os protestos não vão parar e já está a ser pensada uma iniciativa para a cidade de Beja.

No caso do concelho de Beja aquilo que a nova lei prevê é que o número de freguesias passe de 18 para 12. Na cidade em vez das 4 freguesias existentes, passam a ser somente duas, devido à agregação de Santiago Maior com São João Baptista e Salvador com Santa Maria da Feira. Relativamente às freguesias rurais a ideia é criar as Uniões de Freguesias de Trigaches e São Brissos, Salvada e Quintos, Albernoa e Trindade, Santa Vitória e Mombeja.

Inês Patola

20/01/2013 - 07:00