ARQUIVO


Beja: Caravana automóvel em defesa das freguesias...


No próximo domingo vai haver uma caravama automóvel, pelo concelho de Beja, em defesa das freguesias.

S.Brissos, Trigaches, Mombeja, Santa Vitória, Mina da Juliana, Albernoa, Trindade, Salvada e Quintos este é o percurso de uma caravana automóvel em defesa das freguesias marcada para o próximo domingo, a partir das 10.00 horas.

Esta iniciativa, que vai extinguir mais de mil freguesias, de vários pontos do País, surge contra a lei de reorganização administrativa das freguesias aprovada pela maioria parlamentar no final do ano passado e promulgada já esta semana pelo Presidente da República.

Sandra Margarida, presidente da Junta de Freguesia de Albernoa e uma das dinamizadoras da caravana, afirma que este não é um “assunto arrumado” e o facto da lei já ter sido promulgada dá ainda mais motivos para protestar.

Ainda segundo Sandra Margarida os protestos não vão parar e já está a ser pensada uma iniciativa para a cidade de Beja.

No caso do concelho de Beja aquilo que a nova lei prevê é que o número de freguesias passe de 18 para 12. Na cidade em vez das 4 freguesias existentes, passam a ser somente duas, devido à agregação de Santiago Maior com São João Baptista e Salvador com Santa Maria da Feira. Relativamente às freguesias rurais a ideia é criar as Uniões de Freguesias de Trigaches e São Brissos, Salvada e Quintos, Albernoa e Trindade, Santa Vitória e Mombeja.

Inês Patola

18/01/2013 - 07:00