ARQUIVO


Aeroportos com menos passageiros em Abril, mas com mais no de Beja…


O tráfego de passageiros nos aeroportos geridos pela ANA caiu 1,6 por cento, em Abril, mas o de Beja contrariou esta tendência, registando um crescimento de 395,1 por cento.

O tráfego de passageiros nos aeroportos geridos pela ANA caiu 1,6 por cento no passado mês de Abril, comparando com igual período de 2011, mas no conjunto, dos quatro primeiros meses deste ano, cresceu 1,4 por cento, o anúncio é feito pela empresa e divulgado pela “Lusa”.

A tendência de redução de tráfego registada foi comum aos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Açores, com excepção para o de Beja, que contrariou esta tendência, registando um crescimento de 395,1 por cento, tendo processado um total de 1015 passageiros em Abril passado. Resultado para o qual contribuiu a operação charter, semanal, que a TuiFly faz para o Grupo Vila Vita e o voo realizado pela Câmara de Ferreira do Alentejo, a 19 de Abril, para 95 idosos do concelho, rumo a Faro. Existem expectativas para uma nova acção do Grupo Vila Vita para o próximo Outono e que a Aigle Azur promova voos de Paris para Beja, nos próximos meses de Julho e Agosto.

Seja como for está para breve a concretização do Grupo de Trabalho, cuja constituição já é conhecida e que vai ter a responsabilidade de estudar a viabilidade do aeroporto de Beja, assim como, a de verificar se a valência de passageiros low cost deverá ser, ou não, um dos caminhos a seguir. Para já, os dados dizem que, em pouco mais de 12 meses de actividade, no aeroporto de Beja realizaram-se 104 movimentos, de 14 companhias aéreas e voos privados e executivos.

A “Lusa” avança, igualmente, que ANA acredita que o aeroporto de Beja terá um crescimento efectivo a partir de 2017 e que a dinamização do espaço poderá vir do desenvolvimento do sector agrícola, do turismo e do complexo industrial de Sines.

Ana Elias de Freitas


30/05/2012 - 07:00