ARQUIVO


Beja: Celebra "Dia Mundial do Livro" com actividades para pais e filhos...


Hoje, comemora-se o “Dia Mundial do Livro” e em Beja, as actividades, programadas para a Biblioteca Municipal, propõem iniciativas para pais e filhos, apresentações de obras, contos cantados, um jantar literário e um espectáculo poético para o final da noite…

Hoje é “Dia Mundial do Livro” e a Biblioteca Municipal de Beja volta a apostar num programa alargado para comemorar esta data.

Paula Santos, directora da Biblioteca Municipal de Beja, fez um balanço “positivo” das actividades dedicadas aos livros e às leituras, que começaram no início do mês, e apresentou os objectivos da programação agendada para esta segunda-feira, dizendo que se “pretende promover a reflexão, a vivência e a partilha, num trabalho mais visível nesta data, mas que este espaço da cidade desenvolve também ao longo do ano”.

Nesta segunda-feira, “Dia Mundial do Livro”, as celebrações, organizadas pela Biblioteca Municipal de Beja começam de manhã, com a realização, com grupos escolares, da Oficina de Poesia e Movimento – Quando os pés são um pincel; e prosseguem pela tarde fora, com este mesmo público e a Oficina de Construção de Bonecas – Tenho uma boneca assim, assim!. Durante todo o dia a escritora Alice Vieira promove encontros com alunos nas duas escolas secundárias da cidade.

Às 18.00 horas, a iniciativa da Arte Pública “Canta-me um conto”, propõe teatro musical para a infância, às 19.00 horas, abre o Restaurante da Leitura, com livros e comida refinada, com sopa de letras e Alice bem cozinhada.

Também às 19.00 horas, Eusébio, o conhecido pantera negra, vai estar na Biblioteca da cidade, para apresentar, o livro de João Malheiro “Eusébio a biografia autorizada”.

A partir das 20.00 horas o jantar literário é aberto ao público, às 21.30 horas, Alice Vieira apresenta o seu livro “Os profetas” e às 23.00 horas, a Associação Andante traz “Adversus”, um espectáculo poético de grande espectro, pela noite fora.

Neste “Dia Mundial do Livro”, as letras e as obras estão em destaque também noutros municípios do distrito de Beja.

Em Moura, a 32ª edição da Feira do Livro, sugere a apresentação do volume 1 da colecção “Escrito na cal”, com textos de autores mourenses, e “Eu e os cães”, de Armando Rosa da Silva.

Em Ervidel, no concelho de Aljustrel, realiza-se um sarau no Centro Cultural, com apresentações dos trabalhos de alunos da Escola desta localidade, musicas e poesias.

Em Castro Verde, é apresentado, na Feira do Livro, a “Visita à Aldeia da Terra”, de Maria Antonieta Mira.

Ana Elias de Freitas
23/04/2012 - 07:00