Dossiers

Ourique: Em terras do porco alentejano...
30/11/-0001

A Feira do Porco Alentejano que se realiza em Ourique de 22 a 24 deste mês mostra e dá a provar os mais variados sabores do porco. É palco da apresentação do programa do Congresso Mundial do Presunto e inclui ainda espectáculos, workshops, showcooking, sorteios de presuntos e, entre muitas outras iniciativas, um colóquio sobre a valorização do mundo rural e a visita da Comissão Parlamentar de Agricultura.

Nos caminhos do nosso Estrada Municipal fomos esta semana espreitar os preparativos finais da Feira do Porco Alentejano 2013 que se realiza em Ourique nos próximos dias 22, 23 e 24.

As VII Jornadas gastronómicas – Sabores do Porco Alentejano – mostram e dão a provar os mais variados sabores do porco. Incluem ainda espectáculos, workshops, showcooking, sorteios de presuntos e, entre muitas outras iniciativas, um colóquio sobre a valorização do mundo rural e a visita da Comissão Parlamentar de Agricultura.

As dinâmicas da Feira do Porco Alentejano, que vai ainda ser palco da apresentação do Congresso Mundial do Presunto, agendado para Maio, em Ourique, são apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro do Carmo que fala do aumento do número de expositores e das expectativas em relação ao aumento do número de visitantes, nomeadamente do Alentejo e do Algarve.

O porco Alentejano é criado em montado, um ecossistema que, bem cuidado, proporciona uma grande diversidade produtiva e, por consequência, maiores oportunidades em torno do mundo rural. É precisamente em torno das potencialidades do concelho que a Câmara Municipal de Ourique aposta através da articulação de esforços entre os vários agentes locais.

Organizada pela Câmara Municipal de Ourique em parceria com a Associação de Criadores do Porco Alentejano, a Feira é a montra do que de melhor se faz no concelho.

Ao longo desta semana vamos dando conta de mais pormenores ligados à feira e ainda, para lhe dar a conhecer os sabores e os saberes presentes em torno do porco alentejano, o nosso Estrada Municipal vai à feira, para um programa em directo, no próximo sábado, dia 23, entre as 11:00 horas e o meio dia.


Galeria de fotos